sábado, fevereiro 24, 1990

Clarice Lispector e seus livros

Sou maluca por Clarice Lispector. Comecei a ler seus romances, seus livros de crônicas e que tais quando ainda era uma adolescente e encontrei na prosa dela a voz da minha alma. Esse livro da imagem, "Uma Aprendizagem ou o Livros dos Prazeres" é um dos meus preferidos de todos os tempos. Lóri, a protagonista, se apaixona por Ulisses, mas precisa aprender a viver apesar dessa paixão. Ela precisa aprender a "ser". O livro é ma-ra-vi-lho-so. Li muitos outros livros da Clarice, a saber: "A Via Crucis do Corpo" (em março de 1990), "Perto do Coração Selvagem" (em junho de 1989), "A Paixão Segundo GH" (em março de 1990) e ainda "Laços de Família" (em dezembro de 2001), presente do papai. Recomendo todos. Clarice faz bem pra alma.

Lidos em português.

5 Comments:

At quarta-feira, setembro 07, 2005 6:15:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Sem querer ser polêmica, não gostei muito de nada dela. Li alguns de seus livros porque eram exigidos pelo currículo escolar, mas acredito que se não fosse obrigatório, não teria terminado de ler nenhum... Nesse ponto, nada temos em comum. De certa forma é bom, opiniões diferentes, visões diferentes, novas conclusões pra humanidade. Viva as diferente opiniões, não é mesmo???

 
At sábado, janeiro 07, 2006 8:02:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi Maria, adorei a idéia do seu blog e concordo com vc, a Clarice faz bem pra alma. Eu não li ainda "Uma aprendizagem...", mas acho sensacional tudo o que eu li dela. Eu amo os contos e as crônicas, que li primeiro, mas a impressão que tive foi que é preciso ler "Perto do coração..." antes pra compreender e aproveitar mais a Clarice. "Amor" deve ser um dos contos mais lindos já escritos.
Beijos.

 
At sábado, janeiro 07, 2006 10:58:00 AM, Blogger Maria Fabriani said...

sam, de repente o problema foi esse: você foi obrigada a ler Clarice, o que é uma pena. Ela é uma escritora que demanda que tenhamos tempo para ler todas as entrelinhas, as mensagens debaixo da palavra escrita. E isso, tenho a impressão, além de tempo, demanda maturidade. Tente novamente. Tenho a impressão que você vai gostar.

Legal, daniele! Clarice é o máximo mesmo. Tudo de bom!

 
At domingo, dezembro 24, 2006 12:06:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Clarice Lispector jamais será entendida pela massa,mas sim vivida pelos fortes de espírito... sua escrita é vida pura...teve compaixão dos fracos e foi-é alta demais.Difícil não copiar seu modo de ser dépois de encontra-la dentro de nós...somos um pouquinho dela também.
Tá desconexo pra muitos mais uem existe de verdade (ou de mentira)rsrs se identificará com minhas palavras.

 
At terça-feira, dezembro 30, 2008 1:17:00 AM, Anonymous Anônimo said...

ola, Maria quero te pedi um favor, se vc poderia me mandar s livros q vc conhece da Clarisse ok
bjos

 

Postar um comentário

<< Home