segunda-feira, janeiro 01, 1990

"Vidas Secas"

Li esse livro na oitava série, o que deve ter sido em 1985 mais ou menos. Me lembro que achei o livro meio triste a princípio, mas me recordo também que me interessei pela história, até porque sempre vi muita televisão e Jornal Nacional era uma mania, de forma que sabia que a situação descrita por Graciliano Ramos acontecia naquele momento, no norte do país. Acho que eu ainda não estava equipada pra entender e gostar da narrativa de Graciliano, de Fabiano ou sequer de Baleia. Mas, como qualquer clássico, numa releitura a grandeza da história me apanhou em cheio. Fenomenal.

Lido em português.

2 Comments:

At quarta-feira, setembro 07, 2005 5:50:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Mary, essa foi a primeira vez que chorei num livro. A descrição da morte da Baleia me pegou com tudo. Muitos livros me causaram sensações fortes, mas pouquissimos me fizeram chorar tanto. É realmente uma obra prima, tensa, triste e crua.
beijinhos

 
At segunda-feira, maio 21, 2007 5:19:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Mary,,amei...concordei com tudo que escreveste.

Realmente é um primor esse livro!

tantas coisas úteis para serem lidas!!! Tanto aprendizado!!!


Mas tenho algo chato para comentar: essa descrição feita por Graciliano e as imagens de televisão que você viu não eram da região norte do País, e sim do nordeste. Do sertão do nordeste, onde o escritor nasceu.


bjs

 

Postar um comentário

<< Home