segunda-feira, outubro 31, 2005

"Olga"

Fernando Morais conseguiu me conquistar dessa vez. "Olga", um livro bem mais enxuto que "Chatô", é um verdadeiro page turner. Durante todo o livro fiquei pensando: onde estava eu quando meu professor de história explicou sobre a Coluna Prestes? Qual a aula que eu perdi em que se falou da entrega de judeus e estrangeiros à Alemanha nazista durante a ditadura de Vargas? E olha que sempre me considerei muito boa em história, hein? Me lembro de infindáveis aulas sobre as revoluções européias (francesa, industrial e russa), mas no que diz respeito a esse capítulo essencial da história do Brasil, não me recordo de muito não. Será que é porque estudei num colégio de padres (essencialmente tradicional) durante os anos 80 (quando a abertura ainda era mínima)? Provavelmente. Nota mental: perguntar meu irmão se ele já aprendeu alguma coisa sobre essa parte da história do Brasil. Muito bom. Presente da Karenin.

Lido em português.

1 Comments:

At segunda-feira, novembro 14, 2005 7:32:00 PM, Blogger Maria Fabriani said...

Eu também li "As veias abertas da América Latina"! Éééé, vai ver que meu colégio não era assim täo reacionário como eu imaginei. Que bom... mas concordo que a história brasileira ainda é muito boazinha com o Getúlio.

 

Postar um comentário

<< Home