quarta-feira, julho 19, 2006

"O ano do pensamento mágico"

O livro da jornalista e escritora americana Joan Didion é muito bonito. Ela relata o ano que passou depois da morte súbita do marido John e da doença da filha Quintana. A narrativa é circular, com repetição de datas, lembranças doloridas, acontecimentos e frases ditas pelo marido, por ela e pela filha, ou por algum escritor ou amigo. Mas não fica chato. A impressão que se tem é que entra-se no ritmo do raciocínio dela, que ainda tenta entender tudo o que se passou. É um turbilhão de saudade, dor, luto e amor. Mas esse turbilhão é muito organizado. É como Didion mesmo escreve num trecho lá: em momentos difícieis, leia, pense, se informe, organize. O livro é muito bom mesmo, mas meio triste. Presente da minha tia Teresa Cristina.

Lido em português.

3 Comments:

At terça-feira, julho 25, 2006 5:04:00 AM, Blogger Duda said...

Oi Maria Fabriani...passei por aqui...me enchi de pensamentos e resolvi postar aqui, aliviar essa tensão.
Primeiramente eu gostaria de dizer q tenho tbm um blog pelo blogspot...andei achando alguns legais e bem originais...pelo visto o seu é um blog pouco comentado e (desculpe-me o pré-conceito) pouco frequentado, suponho, assim como o meu.
particularmente gosto do meu blog e sinto q as veses posto algo que alguem poderia ler e adorar mas ninguem le pois desconheçe talvez sua existencia, ou tem preguiça de ler...qdo vi seu blog tive um impacto maior ainda...vi q vc posta há mais de 10 anos...e tem um blog incrivel com informações q terei o prazer de registrar...percebi tbm q vc eh uma pessoa super informada, le mto, fala no minimo 3 linguas fluentementementemente....

bom...pretendo um dia alcançar isso...e não possuo o habito da leitura..mas há uns dias atraz planejei ler um livro...e decidi ler The Catcher in the Rye...mas eu to enrolando pra pegar o livro e começar a ler...cada dia q passa e eu não leio eu fico mais angustiado...porisso eu encontrei seu blog pois achei ele no google na tentativa de achar algum comentario sobre o livro...o seu comentario é bem significativo....concerteza roforçou minha vontade e me motivow mais ainda a le-lo.
pensei em deixar este comentario no post do livro o apanhador mas vc leu este livro há, exatamente, 2 anos e 4 meses (faltavam 10 minutos para meia noite no exato momento em que olhei para o relogio e percebi que amanha é dia 25 e fiz questão de esperar 10 minutos para que tal simetria ocorresse..note o horario do comentario) posto que vc postou sobre o apanhador dia 25 de março de 2003...e sendo assim vc nunca iria ler esse comentario...
=)
um abraço...
te adicionarei para le-lo com mais atenção uma outra hora e quem sabe descobrir uns livros legais aew.

soh pra aliviar ainda mais ainda essa tensão acumulada...
dia 25 e julho é a data do meu aniversário...nem parece q é real.

 
At terça-feira, agosto 29, 2006 2:37:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Comprei este livro em um momento bastante difícil e porque havia lido em alguns locais que ele não era, propriamente dito, um livro do gênero 'auto-ajuda' (tipo de literatura que eu não tolero). Devo admitir que esse é um raríssimo testemunho, relatado com extrema sobriedade. Muito bom!

 
At quinta-feira, outubro 12, 2006 8:12:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Algumas pessoas deveriam instalar o assistente de gramática do "word" antes de fazer qualquer comentário... não que o recurso seja assim tão bom, mas, no mínimo, serve de alerta para quem tem... digamos, argumentos frágeis.
ADOREI O SEU BLOG MARIA!

 

Postar um comentário

<< Home