quinta-feira, outubro 23, 2003

Armando Freitas Filho e seus livros

Pra quem ainda não sabe, Armando Freitas Filho é meu pai. Tenho, naturalmente, todos os livros dele aqui comigo. Li todos, à medida que ia crescendo. Ao mesmo tempo, não tenho condições de escrever nada inteligente ou objetivo sobre a obra do meu pai, que é um poeta de primeiríssima linha. Ele é meu pai, ora bolas. De uma coisa eu sei, no entanto: ele é bom pra caramba. Os livros dele são:
1. Palavra, edição particular, Rio de Janeiro, 1963.
2. Dual, poemas-práxis, edição particular, Rio de Janeiro, 1966.
3. Marca registrada, poemas-práxis, Editora Pongetti, Rio de Janeiro, 1970.
4. De corpo presente, edição particular, Rio de Janeiro, 1975.
5. Mademoiselle Furta-Cor, com litografias de Rubens Gerchman, edição composta e impressa manualmente por Cléber Teixeira, Editora Noa Noa, Florianópolis, 1977.
6. À mão livre, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1979.
7. Longa vida, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1982.
8. A meia voz a meia luz, edição particular, Rio de Janeiro, 1982.
9. 3X4, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1985. Prêmio Jabuti de poesia de 1986.
10. Paissandu Hotel, projeto gráfico de Salvador Monteiro, edição fora do comércio, Rio de Janeiro, 1986.
11. De cor, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1988.
12. Cabeça de homem, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1991.
13. Números anônimos, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1994.
14. Dois dias de verão, com Carlito Azevedo e ilustrações de Artur Barrio, Sette Letras, Rio de Janeiro, 1995.
15. Cadernos de Literatura 3, com Adolfo Montejo Navas, Impressões do Brasil, Rio de Janeiro, 1996.
16. Duplo cego, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997.
17. Erótica, com gravuras de Marcelo Frazão, Editora Velocípede, Rio de Janeiro, 1999.
18. Fio terra, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2000 Prêmio Alphonsus de Guimaraens.
19. 3Tigres, com Vladimir Freire, Rio de Janeiro,2001.
20. Sol e carroceria, com serigrafias de Anna Letycia, Rio de Janeiro, 2001.

ENSAIO
Anos 70 - Literatura, com Heloísa Buarque de Hollanda e Marcos Augusto Gonçalves, Editora Europa, Rio de Janeiro, 1979.

LITERATURA INFANTO-JUVENIL
1. Apenas uma lata, Editora Antares, Rio de Janeiro, 1980. Prêmio Fernando Chinaglia, 1980.
2. Breve memória de um cabide contrariado, Editora Antares, Rio de Janeiro, 1985.

TABLÓIDE
1. A flor da pele, com fotos de Roberto Maia, edição particular, Rio de Janeiro, 1978.
2. Loveless!, com gravura de Marcelo Frazão, Impressões do Brasil, Rio de Janeiro, 1995.

ALGUMAS ANTOLOGIAS BRASILEIRAS
1. A novíssima poesia brasileira, organizada por Walmir Ayala, Rio de Janeiro, Cadernos Brasileiros, 1965.
2. Pequena antologia da poesia práxis, organizada por Cassiano Ricardo, Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Ed., 1966.
3. Antologia dos poetas brasileiros (fase moderna), organizada por Manuel Bandeira e Walmir Ayala, Rio de Janeiro, Edição de Ouro, 1967.
4. Literatura brasileira hoje, organizada por Arnaldo Saraiva, Lisboa, Jornal do Fundão, 1968.
5. Poesia de vanguarda no Brasil, organizada por Antônio Sérgio Mendonça, Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1970.
6. La moderna poesia brasileña (30 autores), Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, Ministério da Cultura, 1989.
7. 41 poetas do Rio, organizada por Moacyr Félix, Rio de Janeiro, Funarte , Ministério da Cultura, 1998.

POESIA NO EXTERIOR
1. Anthologie de la nouvelle poésie brésilienne, Ed. L'Hartmattan, Paris, 1988, trad. por Serge Bourjea.
2. Brasilien land der extreme, Ed. Haremberg, Dortmund, 1990, trad. por Ingrid Schwamborn.
3. Manuskript, Forum Stadtpark A-8010, Viena, 1993, trad. por Fritz Frosch.
4. The gathering of voices - The twentieth-century poetry of Latin America, Ed. Verso, London/New York, 1993, trad. por David Treece.
5. Modern poetry in translation, New Series/Nº 6/Winter 1994-95 Special Feature: Modern poetry from Brazil, King's College London, University of London, 1994, trad. por David Treece.
6. Antologia da poesia brasileira, Ed. Embaixada do Brasil em Pequim, Departamento Nacional do Livro, Fundação Biblioteca Nacional, 1994, trad. por Zhao Deming.
7. Cabeza de hombre, edição bilingüe, Ed. Hiperión, 1995, Madri, trad. por Adolfo Montejo Navas.
8. Poeti brasiliani contemporanei, Ed. Centro Internazionale della Grafica di Venezia, Veneza, 1997, trad. por Giampaolo Tonini, sob a curadoria de Sílvio Castro.
9. Norte y sur de la poesía iberoamericana, coordenação de Consuelo Triviño, Editorial Verbum, Madri,1997.
10. Vozes poéticas da lusofonia, organização Instituto Camões, cordenação Alice Brás e Armandina Maia, Câmara Municipal de Sintra,1999.
11. Journal of Latin American Cultural Studies Vol. 9, number 1, March 2000, trad. por David Treece.

ORGANIZAÇÃO E INTRODUÇÃO
1. Inéditos e dispersos - poesia/prosa, Ana Cristina César, Editora Brasiliense, São Paulo, 1985.
2. Escritos da Inglaterra, Ana Cristina César, Editora Brasiliense, 1988.
3. Escritos no Rio - artigos/resenhas/depoimento, Ana Cristina César, Editora da UFRJ/Editora Brasiliense, Rio de Janeiro/São Paulo, 1993.
4. Correspondência incompleta, Ana Cristina César, com Heloísa Buarque de Hollanda, Editora Aeroplano, Rio de Janeiro, 1999.


Lidos em português.

13 Comments:

At quarta-feira, agosto 17, 2005 2:15:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Maria agora sabemos de onde vem sua paixão por literatura . Filha de peixe ... Parabéns pelo seu pai
Felicidades Maria cunha

 
At quarta-feira, agosto 17, 2005 6:18:00 PM, Blogger Ana said...

Bonita homenagem Maria :-)

 
At quinta-feira, agosto 18, 2005 9:56:00 AM, Blogger Maria Fabriani said...

Valeu, marcia, maria cunha e ana. :c)

 
At sábado, agosto 20, 2005 9:24:00 PM, Blogger Maria Fabriani said...

Querida, Ka, o prazer foi todo meu. Foi uma delícia mesmo e precisamos fazer isso mais vezes.

 
At quarta-feira, setembro 07, 2005 6:53:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns Mary!!! Ainda não li nada dele, mas vou procurar consertar isso!!!

 
At quinta-feira, setembro 07, 2006 2:08:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Maria
Tenho 38 anos e não conheci meu pai. Em compensação, tenho uma mãe adotiva (solteira) maravilhosa que, desde cedo, plantou em minha alma o amor pelos livros.
Admiro muito o seu pai. Tenho o livro dele "Máquina de Escrever" na cabeceira. E sonho, um dia, poder conhecê-lo pessoalmente.
Que presente Deus deu a você, querida! Um pai raro, iluminado, neste mundo tão escuro.
Se puder, diga a ele que seus poemas acariciam muitas almas.
Com carinho,
Sônia Barros
(Sâo Paulo - Brasil)
dsc@dglnet.com.br

 
At sexta-feira, setembro 08, 2006 3:58:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Maria
Muito obrigada por me fazer chegar até seu pai. Ele me respondeu.
Já havia tentado antes através da editora Nova Fronteira mas não consegui fazer contato.
De coração, agradeço você.
Que Deus a abençoe.
Sônia

 
At terça-feira, janeiro 23, 2007 4:14:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá, meu nome é Letícia, e estou preparando um trabalho sobre as obras de seu pai! Estou com o livro Raro Mar, e gostaria de saber quais outras referencias bibliográficas conseguiria para fazer um trabalho que realmente mostre o grande poeta que ele é. Se puder me ajudar ficarei muito grata! Meu email é leticinhadeoliveira@hotmail.com

Desde já muito obrigada!

 
At sexta-feira, abril 13, 2007 9:51:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá, meu nome é Carla. Sou estudante de Letras e vou fazer um trabalho sobre seu pai. Adorei o poema dele chamado Capital Federal, mas infelizmente não sei a que livro ele pertence. Vc poderia me imformar? Ficarei extremamente grata!

 
At sexta-feira, abril 13, 2007 9:55:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Esqueci de passar meu e-mail: carlagardenia@msn.com Sou a mesma Carla q vai fazer o trabalho sobre os poemas de seu pai. Acabei grafando iNformar com "m", foi a pressa! Responda-me, por favor!

 
At segunda-feira, dezembro 24, 2007 4:32:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Maria, Se o Armando é seu pai, fique sabendo que eu sou a prima dele Ana Maria filha do tio Paulo Martins da Luz ( falecido em 04-11-07 ). E tem mais, vi você nascer quando morava ai no Rio.Seus pais foram os meus padrinhos de casamento. Agora estou em São Paulo e nunca é tarde para um tardio mas sempre bem vindo encontro, quem sabe. Meu e-mail é anamlino@terra.com.br Beijos e lembranças ao sempre primo Armandinho

 
At segunda-feira, fevereiro 11, 2008 4:57:00 AM, Blogger Renan Nuernberger said...

Olá, Maria. Meu nome é Renan e sou estudante de Letras em São Paulo. Minha admiração por seu pai nasceu em 2005 quando peguei o Máquina de Escrever na Biblioteca da faculdade. De lá pra cá, tive a oportunidade de ler a obra completa (incluindo Raromar) e encontrá-lo em julho do ano passado em visita a USP.
Estou elaborando um trabalho sobre a obra dele (que pretendo estudar mais a fundo em um futuro mestrado) e, como poeta, escrevi um texto dedicado a ele (e calcado no livro De corpo presente). Gostaria muito de enviar-lhe uma cópia do poema (e uma para vc, claro). Agradeceria muito se minha pequena homenagem chegasse até o Armando. Obrigado pela atenção; Ah, meu email é: nuernberger@terra.com.br

 
At quinta-feira, setembro 04, 2008 3:24:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Armando Freitas Filho é, para mim, o melhor poeta brasileiro de todos os tempos. Devo dizer que, de certa forma, também é meu pai, pois sou fortemente influenciado por ele, por Clarice Lispector, e pela musicalidade do blues.
Grande abraço.
Danilo Sbrissia
dsbrissia@bol.com.br
dsbrissia@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home